O Programa de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI - DINTER) da CAPES tem como objetivo expandir e fortalecer a pós-graduação stricto sensu no Brasil, promovendo a descentralização da formação acadêmica. Por meio dessa iniciativa, programas de pós-graduação de instituições promotoras consolidadas oferecem turmas temporárias em instituições receptoras que ainda não possuem cursos próprios de doutorado, permitindo que docentes e pesquisadores dessas instituições obtenham a titulação sem a necessidade de deslocamento contínuo para grandes centros. A importância do PCI - DINTER é especialmente evidente para o desenvolvimento de programas de pós-graduação em instituições de ensino superior (IES) localizadas no interior do país. Ao levar cursos de doutorado a regiões com menor oferta de formação avançada, o programa contribui para a redução das desigualdades regionais, ampliando o acesso à qualificação acadêmica de alto nível e incentivando a fixação de profissionais altamente qualificados em suas regiões de origem. Essa estratégia fortalece não apenas as instituições receptoras, que podem futuramente criar seus próprios programas de pós-graduação, mas também promove o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico dessas localidades.
 
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (PPGFIL-UnB), em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), teve sua proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) aprovada no contexto do Edital nº 25/2024 da CAPES. O projeto, com início previsto para 2025, representa uma iniciativa estratégica para ampliar a formação de doutores em Filosofia no estado do Ceará, especialmente na região norte e noroeste, que enfrenta limitações na oferta de programas de pós-graduação stricto sensu.
 
A proposta se destaca pela excelência acadêmica de sua coordenação e pelo quadro docente qualificado, contando com 11 professores da UnB e 5 docentes da UVA. O planejamento acadêmico foi estruturado para garantir a qualidade da formação, com uma seleção criteriosa dos discentes, oferta de amplo número de disciplinas, atividades presenciais na UVA e um estágio obrigatório na UnB, que proporcionará aos doutorandos acesso a uma infraestrutura acadêmica completa.
 
O impacto regional do projeto é significativo, pois atenderá a uma demanda crescente por formação avançada na área de Filosofia, capacitando docentes para o ensino superior, incentivando a produção científica e fortalecendo grupos de pesquisa na região. Além disso, a iniciativa contribuirá para a redução das desigualdades regionais no acesso à pós-graduação, permitindo a qualificação de pesquisadores sem a necessidade de deslocamento contínuo para grandes centros urbanos. A infraestrutura da UVA foi avaliada como plenamente adequada para o desenvolvimento das atividades, contando com salas climatizadas, laboratórios de informática e um acervo bibliográfico atualizado.