13 de Fevereiro de 2020

 

FotoAtualmente é Diretor de Difusão Cultural (Casa da Cultura da América Latina e Casa Oscar Niemyer) no Decanato de Extensão. É Professor Adjunto 3 da Universidade de Brasília. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Filosofia Política e Estética.

 

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da mente, Teoria do conhecimento, Epistemologia da psicanálise. Pesquisador vinculado à Société Internationale de Psychanalyse et Philosophie.

 

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris). Publicou "La nostalgie de lindividuel: essai sur le rationalisme pratique de G.G. Granger" (Ed. Vrin, 2012). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Granger, Passeron). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

 

Pós-doutorado pela Universidade de Paris VII/CNRS (04/2008-02/2009), Doutorado em Epistemologia pela Universidade de Paris (03/1992-02/1995), Especialização (DEA) em Epistemologia pela Universidade de Paris VII (09/1990-02/1992), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (03/1982-08/1984) e graduação em Física pela Universidade de Brasília (08/1973-12/1976). Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (desde 1995), trabalhando nos seguintes temas: Concepções de Teoria Científica; Descoberta, Justificação e Mudança Científica; Realismo Científico; Explicação e Causalidade; Filosofia da Física. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de Brasília (janeiro de 2015-janeiro de 2017). Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Ciência e Método Científico.

Hilan Nissior Bensusan

FotoPossui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado pela University of Sussex (1999). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Entende seu trabalho em filosofia em continuidade com seu trabalho em performance, instalação e literatura. Participa de exposições, publica livro e faz intervenções urbanas a partir de temas de sua investigação. Tem pesquisado indexicalidade (a centralidade da deixis para uma metafísica), filosofias do processo, direitos epistêmicos, animismos, perspectivas, contingências, dissidência sexual, singularidade e a natureza do protesto. É editor, com Eclair Filho, da revista Das Questões, mantem o grupo de pesquisa e discussão Anarchai que atuallmente reúne a grande maioria de seus orientandos de mestrado e doutorado.

 

FotoPossui graduação em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Independente (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília , membro colaborador e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (integrado em projeto de investigação sobre Filosofia da Ação e Valores e em projeto de tradução das obras de Kierkegaard), membro da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, do GT de Filosofia da Religião da ANPOF, do Grupo de Filosofia da Religião da UnB, do Grupo de pesquisa sobre a obra de Kierkegaard da UNISINOS, do Grupo Crítica e Modernidade da UNICAMP, do Grupo de Pesquisa de Ética e Política da UnB, do Grupo Crítica e Subjetividade da UFES, da Sociedade Feuerbach Internacional e do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Suas pesquisas versam sobre Filosofia da Religião, Ética, Kierkegaard e cristianismo.

 

Fotopossui graduação (1998), mestrado (2002), doutorado (2006) e pós-doutorado (2008) em Filosofia pela UNICAMP e pela Universidade de Chicago, tendo realizado, como mestrando e doutorando, estágios de pesquisa em universidades e institutos na Alemanha. Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisador colaborador da UNICAMP. ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO IV (DE) no DEPARTAMENTO de FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE de BRASÍLIA (UnB). O trabalho de pesquisa enfatiza interfaces entre a filosofia social e a teoria das ciências humanas. O projeto em andamento gira em torno da retomada de elementos da teoria hegeliana da eticidade (1802-1821) em contextos contemporâneos de discussão, em especial no pensamento de Jürgen Habermas e Axel Honneth. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Filosofia do Direito e História da Filosofia moderna e contemporânea. Principais interesses: antecedentes e legado da filosofia kantiana; relação entre Kant e o contratualismo, especialmente Hobbes e Rousseau; aspectos epistemológicos e ético-políticos do debate alemão pós-kantiano; filosofia teórica e prática de J. G. Fichte; evolução do projeto hegeliano; eticidade e direito em Hegel e a crítica ao contratualismo; Hegel e as teorias contemporâneas da justiça; intersubjetividade em um registro ?pós-metafísico?; questões acerca da Tradição Dialética (Platão, Hegel, Marx e Adorno); pragmatismo, epistemologia e linguagem; reformulação do paradigma crítico de racionalidade no pensamento pós-hegeliano.

 

FotoProfessora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília, possui mestrado (2006) e doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1998). Tem experiência na área de direito e de filosofia e atua como pesquisadora da história da filosofia política investigando sobretudo as noções de tolerância e direitos humanos na modernidade.

12 de Fevereiro de 2020

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2004), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Brasília onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Tem experiência na área de Lógica com ênfase em estudos fundacionais.

 

FotoPossui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado em Filosofia - Pontifício Ateneu Antonianum (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum (2003). É professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, Filosofia Medieval, Filosofia da Religião e Filosofia da Educação. É autor do livro ?À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência? (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011), e dos capítulos ?Do cuidado da fenomenologia à fenomenologia do cuidado?, no livro, organizado por Adão José Peixoto e Adriano Furtado Holanda, ?Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares? (Curitiba: Juruá, 2011); ?Skholé: o sentido fundante da escola?, no livro organizado por Ildeu Moreira Coêlho, ?Escritos sobre o sentido da escola? (Campinas-SP: Mercado das Letras, 2012); "Técnica, pensamento, paideia", no livro organizado por Ildeu Moreira Coêlho e Rita Márcia Magalhães Furtado, "Universidade, cultura, saber e formação" (Campinas-SP: Mercado das Letras, 2016); "Filosofia, Formação e Pedagogia", no livro organizado por Adão José Peixoto, "Ensaios de Filosofia, Educação e Psicologia"; "Por uma fenomenologia da religiosidade", no livro "Lições de Filosofia da Religião" (Porto Alegre, Editora Fi, 2018).