Possui doutorado em Filosofia - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2006). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências Humanas. 1. Fenomenologias : Seguindo a linha do trabalho de Jean-Paul Sartre, Jacques Derrida e dos principais pensadores da tradição europeia durante anos 1900-1980, o programa de pesquisa de Gerard Wormser incide sobre a inclusão de formas contemporâneas de relação consigo e com os outros através da mediação das linguas e das formas de comunicação interpessoal associados às mídias contemporâneas sob o conceito de editorialização. 2. Edição e Culturas digitais: este programa se iniciou em 2000 com a criação de um site para o Instituto de Estudos Políticos de Paris, no âmbito de um projeto coletivo conduzido com estudantes. Gérard Wormser engajou-se então em uma dinâmica que fez dele um dos pioneiros nas reflexões concernetes ao digital na universidade francesa. A criação da resvista Sens Public (www.sens-public.org) respondeu a esse projeto inspirando-se nas reflexões de John Dewey e de Jean-Paul Sartre sobre os problemas da comunicação pública na era da tecnologia e da mundialização. Este programa deu lugar a multiplos resultados editoriais ? revistas, livros, fóruns, blogs ?, à obtenção de um orçamento europeu em 2008 para a organização do Congresso Europeu dos Editores de Revistas (Eurozine) em Paris, à organização de múltiplas conferências e seminários, dos quais o seminário permanente atual « Novas escrituras e Editorialização ». Seguindo esse eixo, a contribuição de Gérard Wormser foi importante para a criação e o desenvolvimento do Nucleo de Pesquisa e de realisações TELAA na UnB no ano 2016 e tambem para a organisação dos Encontros Entre TELAAs 1 e 2 (2016 e 2017). Seguindo esse eixo, a contribuição de Gérard Wormser foi importante para a criação e o desenvolvimento do Nucleo de Pesquisa e de realisações TELAA na UnB no ano 2016 e tambem para a organisação dos Encontros Entre TELAAs 1 e 2 (2016 e 2017). 3. Reconfigurações dos domínios políticos: Na sequência dos trabalhos concernetes a Rousseau e Fichte, depois Sartre, Scheler e Husserl, Gérard Wormser realizou várias pesquisas sobre o campo político e suas evoluções desde o quadro teórico republicano na França (trabalho dos anos 1990) até a reformulação das condições da prática política na mundialização que é baseada notadamente nos trabalhos de Saskia Sassen, de quem Gérard Wormser é um dos tradutores em francês. A sucessão de eventos significativos na opinião mundial desde 11 de setembro de 2001 até os atentados de 07 de janeiro de 2015 em Paris mostrou como a desordem contemporânea das sociedades de massa trabalhadas a partir do interior por fluxos de informações impossíveis de serem controlados pode se transformar em seu radicalismos que influenciam de maneira crescente as instituições democráticas representativas, em parte esvaziadas de sua legitimidade. O blog ColetivoBrasil fica com a mais reciente iniciativa nessa area de pesquisa.