De acordo com a Resolução CEPE 080/2017, o aluno será automaticamente desligado do curso pela Secretaria de Administração Acadêmica na ocorrência de uma das seguintes situações:

 

I ­ duas reprovações em disciplinas;

 

II ­ duas reprovações no exame de qualificação;

 

III ­ se não efetivar matrícula findo o trancamento previsto no artigo 29;

 

IV ­ se não efetivar matrícula a cada período letivo;

 

V ­ se for reprovado na defesa de tese ou dissertação;

 

VI ­ se ultrapassar o prazo máximo de permanência no curso;

 

VII ­ por motivos disciplinares previstos no Regulamento do Programa ou no Regimento Geral, após análise do processo administrativo.

 

Atenção: Cada estudante deve ser responsável pelo seu planejamento do semestre, discutindo sempre as melhores opções com o seu orientador(a). O PPGFIL não é obrigado a comunicar desligamentos que se dão automaticamente, pela negligência na efetuação da matrícula ou pela reprovação ou abandono de disciplinas.