Prazo para defesa de tese de doutorado: entre 24 e 48 meses.

 

O fluxo recomendado para o cumprimento dos créditos do Doutorado em Filosofia da UnB é o seguinte:

I - no primeiro semestre letivo, cursar duas disciplinas obrigatórias seletivas;

II - no segundo semestre letivo, cursar uma disciplina obrigatória seletiva e uma disciplina optativa;

 III - no terceiro semestre letivo, cursar Orientação de Projeto;

IV – no quarto semestre, cursar Defesa de Projeto;

V - no quinto semestre letivo deve-se dedicar à pesquisa com vistas à elaboração da tese, sob a supervisão do orientador;

V – no sexto semestre letivo, no máximo, deve-se submeter a tese parcial ao exame de qualificação;

VI - o sétimo e oitavo semestres letivos serão dedicados à elaboração final da tese e sua defesa perante Comissão Examinadora, conforme o regulamento do PPGFIL/UnB.

Atenção :  Após a integralização curricular de disciplinas, o aluno (a) deverá matricular-se, via secretaria, semestralmente, na atividade “DPG9200” (antiga elaboração de trabalho final), da qual não obterá créditos.

Atenção: as disciplinas Seminário Tutorial I e II pertencem apenas ao curso de mestrado!

O PPGFIL recomenda que os discentes cursem disciplinas pertencentes a pelo menos  duas linhas de pesquisa, das três existentes. Isso permitirá uma formação mais ampla no Programa, evitando-se a figura do mero especialista em determinadas questões tratadas por professores específicos.

De acordo com o artigo 83 do Regulamento do Programa, § 1º, a disciplina Orientação de Projeto deverá ser cursada pelo aluno de doutorado até o terceiro semestre letivo de seu curso. Ao fim do semestre, o estudante deve apresentar trabalho escrito, contendo entre 15 a 30 páginas, que detalhe o projeto de sua tese, contemple a bibliografia pertinente e o problema que visa investigar.

A disciplina Defesa de Projeto deverá ser cursada pelo aluno de doutorado até o quinto semestre letivo de seu curso. Nesta disciplina, o doutorando elaborará um texto de tamanho entre cento e cinquenta mil caracteres com espaços (cerca de cinquenta páginas) e duzentos e quarenta mil caracteres com espaços (cerca de oitenta páginas), que deverá conter:

I – uma clara definição do problema investigado,

II – a estrutura da tese a ser escrita,

III – a metodologia adotada,

 IV – uma revisão bibliográfica apropriada, atualizada e vinculada à estrutura da tese.

Atenção : o PPGFIL recomenda que os estudantes que desejem pleitear bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior obtenham aprovação na disciplina Defesa de projeto.

As disciplinas poderão ser ministradas em língua estrangeira, considerando as peculiaridades das linhas de pesquisa e a critério dos docentes do Programa, ouvido o Colegiado de Pós-Graduação.

Solicitação de Exame de qualificação

De acordo com o Regulamento do Programa, o estudante deve se submeter ao exame de qualificação até, no máximo, ao final do sexto semestre letivo do curso.

Com o texto de qualificação pronto, o orientador deve preencher um formulário pedindo à Comissão de Pós-Graduação a homologação da banca examinadora no mínimo 20 dias antes da data do exame, na Secretaria do Programa, juntamente com uma cópia impressa ou eletrônica do trabalho.

O exame de qualificação terá uma banca examinadora composta por três membros, incluído o orientador, mais dois professores doutores – sendo um deles necessariamente externo ao Programa - e por um suplente. Todos os examinadores deverão ter o título de doutor.

A Resolução PPGFIL 02/2014 prevê que o número de páginas das teses de doutorado tem como mínimo de 160 e máximo de 400 páginas, em corpo 12 e espaço 1,5, tipo Times New Roman. Desta forma, espera-se que para uma qualificação de doutorado o estudante escreva pelo menos 64 páginas e no máximo 160 páginas. Esses números são um parâmetro, mas pode haver alterações, seja por conta do tema, ou da metodologia da exposição. Tudo deve ser discutido com o orientador. Restando dúvidas, deve-se fazer uma consulta à CPG.

 

Solicitação de defesa de tese de doutorado

 

Concluída a tese de doutorado, o aluno deverá proceder ao depósito da tese, com a confecção de cinco cópias provisórias, para efeitos da defesa final, encaminhando-as à Coordenação do PPGFIL.

A constituição de banca examinadora de tese deve ser aprovada pelo Colegiado do Programa. Deste modo, o orientador deve fazer uma solicitação com a indicação de banca que será aprovada ou não, pelo menos 40 (quarenta) dias antes da defesa, juntamente com uma cópia física ou digital do trabalho e ainda à comprovação por parte do(a) doutorando(a) de publicação de artigo em periódico internacional, ou nacional classificado no estrato B3 ou superior do Qualis/Capes.

De acordo com o regulamento do Programa, a Comissão Examinadora da tese de doutorado deve ser composta por quatro especialistas com título de doutor, incluindo o professor orientador, este sem direito a julgamento. Dentre os três membros titulares, um deles deve ser vinculado ao Programa e os demais devem ser externos ao PPGFIL/UnB, sendo pelo menos um destes últimos não vinculado à UnB. Além disso, o orientador deve indicar um suplente.

O (A) candidato (a) só será aprovado(a) se a banca deliberar, por unanimidade ou por maioria, a sua aprovação.