O curso de Filosofia da Universidade de Brasília tem uma longa história. O Departamento de Filosofia era parte do Instituto de Central de Ciências Humanas, e esteve previsto desde a fundação da Universidade idealizada por Darcy Ribeiro em 1962. É sabido que com o Golpe Militar, a primeira Universidade a ser invadida e atacada foi a UnB, e o curso de Filosofia sofreu as consequências: a graduação em Filosofia funcionou até 1972, quando o vestibular para ingresso no curso foi suspenso. Somente em 1984 o curso foi retomado pelo Departamento de Geografia e História e, posteriormente assumido pelo Departamento de Filosofia, criado em 1986. Desde então formou grande número de bacharéis e licenciados em Filosofia, contando hoje com cerca de setecentos alunos, nos cursos diurno e noturno.

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, fundado em 1999, fruto de um esforço conjunto dos professores do Departamento, já conta com mais de 100 titulados. Após anos de intenso trabalho na busca de consolidação, o PPG-FIL/UnB obteve a nota quatro na avaliação trienal da CAPES publicada em 2013. Com esse resultado, o Programa propôs a criação de um curso de Doutorado em Filosofia, aproveitando a experiência acumulada em todos esses anos, o apoio institucional e a infraestrutura da UnB, a produção intelectual crescente e a experiência do corpo docente.

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, apresenta uma área de concentração  - Filosofia - e três linhas de pesquisa:

  • Epistemologia, Lógica e Metafísica;
  • Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião;
  • História da Filosofia.

 

A estrutura do curso está voltada predominantemente para a formação de um pesquisador autônomo, com o mínimo possível de disciplinas a serem cursadas pelos estudantes e um trabalho feito principalmente junto a grupos de pesquisa.

O PPG-FIL conta hoje com 19 professores permanentes credenciados para orientar dissertações e teses. Além da infraestrutura geral da UnB, o Programa tem investido fortemente na aquisição de material bibliográfico, impresso e on-line, e em todo equipamento necessário para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos docentes e dos trabalhos dos discentes. Todo esse esforço e o ambiente de trabalho voltado para a pesquisa filosófica de qualidade tem em vista construir uma pós-graduação em Filosofia de excelência acadêmica.