PLANO DE ENSINO 2020/1

Disciplina: Conhecimento e sociedade – FIL 347132

Docente: Giovanni Zanotti

Horário: segunda-feira, 18h30–22h30

Início das aulas: 16 de março

 

 

A filosofia social de Adorno

  1. Objetivos e conteúdo

 

O objetivo do curso é a apresentação de alguns aspectos essenciais do pensamento de Theodor Adorno sobre a sociedade, pensamento este cuja originalidade será investigada em relação tanto à sociologia positivista quanto a perspectivas filosófico-sociais afins no interior da tradição dialética e da própria teoria crítica frankfurtiana. O foco da análise será o conceito de “objetividade social” enquanto forma especificamente moderna de socialização, caracterizada por ser, ao mesmo tempo, resultado do trabalho humano e mecanismo impessoal independente das intenções individuais. Essa duplicidade tem consequências relevantes, particularmente no que diz respeito ao papel da subjetividade na sociedade contemporânea. A tentativa de Adorno, com efeito, é a de manter a preponderância dos fatores materiais sem negar a irredutibilidade da dimensão subjetiva, o que o leva a teorizar um primado negativo da objetividade no modo de produção capitalista. As implicações de tal posição serão examinadas, primeiro, em relação às polêmicas decisivas de Adorno contra o método positivista nas ciências sociais e à interpretação do mundo do pós-guerra como “sociedade industrial”. Em seguida, a parte central do curso dirá respeito à relação de continuidade e descontinuidade entre indivíduo e sociedade, a saber, entre teoria psicanalítica do sujeito e teoria crítica da objetividade social. Com base nessas premissas, por fim, uma atenção especial será dedicada à interpretação freudiana que Adorno propõe do fascismo enquanto análise das condições psicológicas de um fenômeno, em si mesmo, “essencialmente não psicológico”.

  1. Metodologia de ensino

Aulas introdutórias na primeira parte e, em seguida, leitura analítica de textos de Adorno em sala de aula. Em ambos os casos, a participação ativa das e dos estudantes é imprescindível.

III. Avaliação

A avaliação será feita por meio de um trabalho escrito ao final do semestre, em formato de artigo acadêmico, e com base na participação nas discussões em sala de aula. Trechos retirados da internet sem a devida referência serão considerados plágio. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo.

  1. IV. Atendimento

 

O atendimento de alunos pode ser planejado com o docente pessoalmente ou pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

  1. Programa

 

  1. Pressupostos da teoria adorniana da sociedade

1.1. Marx: o fetichismo da mercadoria

1.2. Lukács: a reificação

1.3. Horkheimer: teoria tradicional e teoria crítica

  1. A concepção dialética da sociedade

 

2.1. Sociedade como objetividade social

  • A “controvérsia sobre o positivismo”
  • “Capitalismo tardio” e “sociedade industrial”
  1. Sociedade e indivíduo

 

  • Contra a psicanálise revisionista
  • A relação entre sociologia e psicologia
  • Política e neurose
  1. A interpretação do fascismo
  • Antissemitismo e propaganda fascista
  • A teoria freudiana e o fascismo
  • O extremismo de direita no pós-guerra
  1. Bibliografia
  1. Básica (trechos escolhidos)

 

ADORNO, Theodor W. Epistemología y ciencias sociales. Trad. V. Gómez. Madrid: Cátedra, 2001.

___________________. Sociologia. Org. G. Cohn. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1994.

___________________. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. V. Freitas. São Paulo: Unesp, 2007.

___________________. Aspects of the New Right-Wing Extremism. Trad. W. Hoban. Cambridge: Polity Press, 2020.

BENJAMIN, Walter; HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W.; HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. Estudos sobre a dialética marxista. Trad. M. E. de Almeida Prado. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

MARX, Karl. O capital. Livro I. Trad. R. Enderle. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2011. Cap. 1.

  1. Complementar

 

ADORNO, Theodor W. Sociologica. Trad. V. Sánchez de Zavala. Madrid: Taurus, 1971.

__________. Introdução à sociologia. Trad. W. Leo Maar, apresentação G. Cohn. São Paulo: Unesp, 2008.

__________. As estrelas descem à Terra. A coluna de astrologia do Los Angeles Times. Um estudo sobre superstição secundária. Trad. P. Rocha de Oliveira. São Paulo: Unesp, 2008.

__________ . Philosophical Elements of a Theory of Society. Trad. W. Hoban. Cambridge: Polity Press, 2019.

__________. Estudos sobre a personalidade autoritária. Trad. F. López Toledo Corrêa, V. H. Ferreira da Costa, C. H. Pissardo, apresentação V. H. Ferreira da Costa. São Paulo: Unesp, 2019.

ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. São Paulo: Ática, 1991.

AUER, Dirk; BONACKER, Thorsten; MÜLLER-DOOHM, Stefan (orgs.). Die Gesellschaftstheorie Adornos. Themen und Grundbegriffe. Darmstadt: WBG, 1998.

BENZER, Matthias. The Sociology of Theodor Adorno. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

BRAUNSTEIN, Dirk. Adornos Kritik der politischen Ökonomie. Bielefeld: transcript Verlag, 2015.

BREDA, Stefano. “Sachlich vermittelte Herrschaft und gesellschaftliche Objektivität. Zur Bedeutung der Marxschen Kritik der politischen Ökonomie für eine Theorie emanzipatorischer Praxis”. In: M. Rahlwes, T. Rudnick, N. Tzanakis Papadakis (orgs.). Radikale Philosophie und Kritik der Politik. Festschrift für F. O. Wolf zum 75. Geburtstag. Münster: Westfälisches Dampfboot, 2019, p. 52-63.

BUCK-MORSS, Susan. Origen de la dialéctica negativa. Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el Instituto de Frankfurt. Trad. N. Rabotnikov Maskivker. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.

COHN, Gabriel. “Adorno e a teoria crítica da sociedade”. In: T. W. Adorno. Sociologia. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1994, p. 7-32.

DEMIROVIĆ, Alex (org.). Modelle kritischer Gesellschaftstheorie. Traditionen und Perspektiven der Kritischen Theorie. Stuttgart-Weimar: Metzler, 2003.

FEENBERG, Andrew. The Philosophy of Praxis. Marx, Lukács, and the Frankfurt School. London: Verso, 2014.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. Trad. R. Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2013.

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GENEL, Katia. “Escola de Frankfurt e freudo-marxismo: sobre a pluralidade de articulações entre psicanálise e teoria da sociedade”. Trad. I. L. Marin, R. Lira. Dissonância. Revista de Teoria Crítica, vol. 1, n. 1, junho de 2017, p. 263-288.

HORKHEIMER, Max. Teoria crítica. Uma documentação. Trad. H. Cohn. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

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__________.  As ideias de Adorno. Trad. A. Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 1988.

__________. A imaginação dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

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SAFATLE, Vladimir. Dar corpo ao impossível. O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SCHWEPPENHÄUSER, Gerhard (org.). Soziologie im Spätkapitalismus. Zur Gesellschaftstheorie Theodor W. Adornos. Darmstadt: WBG, 1995.

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VASCONCELLOS, Caio. O Moloch do presente. Adorno e a crítica à sociologia. São Paulo: Alameda, 2013.

WHITEBOOK, Joel. Perversion and Utopia. A Study in Psychoanalysis and Critical Theory. Cambridge, Mass.; London: The MIT Press, 1995.

WIGGERSHAUS, Rolf. A escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico, significação política. Trad. L. Deroche-Gurcel. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

ZANOTTI, Giovanni. “La psyché démodée. Psychanalyse et objectivité sociale chez Adorno”. META: Research in Hermeneutics, Phenomenology, and Practical Philosophy, vol. VI, n. 1: junho de 2014, p. 67-97.