Foto  Ronaldo Manzi Filho

Graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG, 2004) e formado em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2012). Possui mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017), em Psicologia Social (USP, 2019) e em Educação (PUC-GO, 2021). Pós-Doutorando em Filosofia (UNB). Publicou os livros: Quand les corps s?envahissent ? Merleau-Ponty face à la psychanalyse (EUE, 2018); Memória, ato performativo e patologia do social ? de permeio com a filosofia, a psicanálise e a literatura (Kotter, 2019); Complexo de Édipo em Freud e Lacan ? Uma introdução à fobia do pequeno Hans (Via Lettera, 2019); Exemplos, exceções, metáforas... ? Um estudo epistemológico da psicanálise (Clube de Autores, 2019); A ordem das razões e a desconstrução - Formas de pensar a história da filosofia (Clube de Autores, 2019); Uma leitura sobre ideologia, mídia e educação - o que é ficção e o que é real? (Brazil Publishing, 2020); Quando os corpos se invadem - Merleau-Ponty face à psicanálise (Brazil Publishing, 2020); ?Uma fera sempre à espreita? ? o que é fantasia em Freud? (Brazil Publishing, 2020); Conversas com Husserl ? Não exatamente contra, mas a partir de... (Brazil Publishing, 2021); O olho e a fechadura - Um diálogo entre a fenomenologia e a psicanálise lacaniana (Editorial Casa, 2021). Publicou o livro infantil O ratinho gigante (Brazil Publishing, 2021). Co-organizou os livros A filosofia após Freud (Humanitas, 2008) e Paisagens da Fenomenologia francesa (UFPR, 2011). Publicou artigos em periódicos especializados, além de diversas traduções de artigos e revisões de livros. Atua principalmente nas áreas da Filosofia da Educação, Fenomenologia francesa, Psicanálise e da Epistemologia da Psicanálise. É membro executivo do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (USP). É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste. É membro da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Presidente do Conselho Editorial da Editorial Casa. Coordenador da Coleção "Educação, Cultura e Diversidade" e da Coleção "Brecha Filosófica" da Editorial Casa. Artista Plástico. Psicanalista. Professor visitante em curso de especialização em Psicologia na PUC-SP (2012-2013); professor visitante em curso de difusão na USP (2016); professor colaborador no curso de Pós-graduação em Psicologia na USP (2019); professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Inhumas (FacMais).